quinta-feira, 1 de março de 2012

Dia da poesia


Imagem retirada do blog atividades escolares


* LEIA O POEMA ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS:
VOCÊ JÁ VIU?


VOCÊ JÁ VIU... UM PINGUIM DE CACHECOL,
TOMANDO BANHO DE SOL?
VOCÊ JÁ VIU... UM FILHOTE DE CAMELO,
PATINANDO PELO GELO?
VOCÊ JÁ VIU... UMA MACACA VESTIDA,
COM UM VESTIDO DE CHITA?
VOCÊ JÁ VIU... UM CANÁRIO BELGA,
VOANDO DE ASA DELTA?
VOCÊ JÁ VIU... UM JÓQUEI PEQUENININHO,
MONTANDO UM CAVALO MARINHO?
VOCÊ JÁ VIU... UMA BANDA DE MARRECOS,
TOCANDO RECO-RECO?
VOCÊ JÁ VIU... UM GATO ANGORÁ,
SURFANDO NAS ONDAS DO MAR?
VOCÊ JÁ VIU... UMA VACA HOLANDESA,
NASCIDA EM FORTALEZA?
VOCÊ JÁ VIU... UMA ZEBRA DE CORRIDA,
SENDO A GRANDE FAVORITA?
VOCÊ JÁ VIU... UM PATO USANDO, NA LAGOA,
UM PÉ DE PATO NUMA BOA?
VOCÊ JÁ VIU... UM BICHO-PREGUIÇA,
CORRENDO MAIS QUE CARRO DE POLÍCIA?
VOCÊ JÁ VIU... UMA HIENA DECLARAR
QUE CHOROU A NOITE INTEIRA SEM PARAR?
VOCÊ JÁ VIU... UM PASTOR ALEMÃO
LATINDO EM INGLÊS PARA O LADRÃO?
VOCÊ JÁ VIU... UM TAMANDUÁ BANDEIRA,
HASTEADO FEITO BANDEIRA BRASILEIRA?
POIS AGORA VOCÊ JÁ VIU...
NESTE LIVRO INFANTIL!
ALEXANDRE AZEVEDO


1- DE QUANTOS ANIMAIS O POEMA FALA?
2- ESCREVA O NOME DE CADA UM DELES.
3- QUANTOS VERSOS TÊM O POEMA?
4- POR QUE VOCÊ ACHA QUE O TÍTULO DO POEMA É “VOCÊ JÁ VIU?”
5- REESCREVA OS VERSOS QUE VOCÊ MAIS GOSTOU E ILUSTRE -OS.
6- PENSE EM UMA SITUAÇÃO ENGRAÇADA COM ALGUM BICHO E ESCREVA UM VERSINHO, COMO NO POEMA:


VOCÊ JÁ VIU... ______________________
___________________________________?
ATIVIDADE 2
* COMPLETE O POEMA, CONSULTANDO O BANCO DE PALAVRAS:


NAS RUAS DA CIDADE


LÁ NA RUA 21,
O PIPOQUEIRO SOLTA UM _________________.
LÁ NA RUA 22,
O PORTUGUÊS DIZ ________________________.
LÁ NA RUA 23,
JOÃO NAMORA A BELA ____________________.
LÁ NA RUA 24,
A ANINHA TIROU _________________________.
LÁ NA RUA 25,
CAIU UM BARRACO DE ____________________.
LÁ NA RUA 26,
O SORVETEIRO QUER _____________________.
LÁ NA RUA 27,
PEDRO CHAMA A PRIMA ___________________.
LÁ NA RUA 28,
A VERINHA VENDE ________________________.
LÁ NA RUA 29,
A MOLECADA SÓ SE ______________________.
LÁ NA RUA 30,
PARO, POIS A RIMA JÁ NUM _______________________.
ELIAS JOSÉ




BETE - ZINCO - FREGUÊS - PINTA - PUM - RETRATO - MOVE - POIS-POIS - INÊS - BISCOITO

Atividade retirada do blog Alfabetização e Cia





Ou Isto Ou Aquilo
Ou se tem chuva e não se tem Sol,
Ou se tem Sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
Ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo ...
E vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
Se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

"A Bailarina" 
 Cecília Meireles

"Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
(...) Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças."



Atividades para ensinar a ler e produzir poemas

Antecipação:
Questionar com os alunos:
"Você conhece alguma poesia?", "Você gosta de poesia?" , "O que é poesia?"
Dividir a turma em grupo e pedir para escrever sobre o que é poesia e expor num mural. Após, ler com os alunos o poema:


CONVITE

Poesia é brincar com palavras
Como se brinca
Com bola, papagaio e pião.
Só que
Bola, papagaio e pião.
De tanto brincar, se gastam,
As palavras não:
Quanto mais se brinca
Com elas,
Mais novas ficam.
Como a água do rio,
Que é água sempre nova.
Como cada dia,
Que é sempre um novo dia.

(Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1991)

Depois dessa leitura, provocar uma conversa sobre poemas, fazendo-os observar a estrutura, o jogo das palavras, a beleza, as idéias que se tem sobre o título, versos, e algumas palavras do poema. Colher as idéias e expor no mural. Em dupla pedir para comparar o que produziram com as atividades desenvolvidas após a leitura e anotarem as conclusões. Mostrar as variedades de idéias e prepará-los para uma nova produção:

Produzir Poemas é uma atividade lenta e difícil, mas não impossível.
Trabalhar poemas a partir de canções, acrósticos, trava-línguas, parlendas, provoca-se a noção da necessidade de ritmo, melodia e poesia no texto. (ir questionando o que é... e respondendo retoricamente.

Retirado do blog LI e Gostei

Nenhum comentário:

Postar um comentário