domingo, 20 de março de 2011

Fábulas






 
 As fábulas são narrativas breves que transmitem em linguagem simples mensagens morais relacionadas ao comportamento no cotidiano. Servem para ressaltar características humanas (positivas e negativas) e possuem uma lição de moral. Na maioria das vezes, a moral é acrescida por um pensamento final.

Algumas fábulas possuem personagens humanas, mas a maior parte delas mostra situações do dia-a-dia vividas por seres personificados - animais com características humanas. O comportamento dos animais representa os defeitos, as qualidades e os vícios dos seres humanos.

Os mais famosos fabulistas (autores de fábulas) foram:

- Esopo (Grécia, 600 A.C.) considerado o criador das fábulas; Seus relatos foram escritos por Demetrio com o título d e Fábulas de Esopo.

-Fedro -( 30/15 a.C.- 44/50 d C)escritor latino, enriquecer estilisticamente muitas fábulas de Esopo, todas não escritas, mas transmitidas oralmente, isto é, serviam de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. Deste modo, Fedro, como introdutor da fábula na literatura latina, redigia suas fábulas, normalmente sérias ou satíricas, tratando das injustiças, dos males sociais e políticos, expressando as atitudes dos fortes e oprimidos, mas ocasionalmente breves e divertidas.

- La Fontaine- (França, 1621-1695). Recriou as fábulas de Esopo e Fedro, adaptou-as ao seu tempo e sob forma de poemas.

É considerado o pai da fábula moderna. Sobre a natureza da fábula declarou: "É uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato". 



Fábula 1 - A Cigarra e a Formiga





 Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque,sem se preocupar com o futuro.Vivia a dançar,a cantar e só parava para descansar e comer.Um dia ao encontrar uma formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é época para nos divertirmos!
- Não, não e não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.Temos que ser prudentes.
Durante todo o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque.ela era pura alegria.Quando tinha fome,não havia necessidade de grandes esforços,era só pegar uma folha e comer.Dava até para escolher a folha mais verdinha e suculenta de tanta opção que havia




Um belo dia a formiguinha carregando outra pesada folha passou novamente por perto da cigarra.
A cigarra,toda sorridente, novamente a convidou:
__Deixa de trabalhar tanto!Vamos nos divertir.Vamos,formiguinha,vamos cantar!Vamos dançar!Afinal,a vida é curta!Para que esperar?
A formiguinha,cansada do exaustivo trabalho,aceitou a sugestão.Ela resolveu experimentar a vida que a cigarra levava e ficou encantada.Sem preocupação, sem trabalho, todo tempo a festejar.
Mas,no dia seguinte,a rainha do formigueiro veio ao encontro da formiguinha e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho.Tinha terminado a boa vida.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
-Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra!Irá passar fome e frio.
A cigarra nem ligou,fez uma reverência para rainha e comentou ironicamente:
-Hum...inverno ainda está longe,querida!Agora é hora de curtir a vida!
Para a cigarra, o que importava era sempre se divertir,aproveitar o hoje,sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.-costumava falar
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tremer de frio.Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer.A fome a deixava fraca e triste.
Desesperada, foi bater na casa das formigas.
Ao abrir a porta,a formiguinha viu na sua frente a cigarra dura, só piscava os olhos,quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora,apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos temos que trabalhar. Se você quiser ficar conosco, faça o seu trabalho: toque e cante para nós.
E então, a cigarra aprendeu que ser prevenida também é bom.Tanto para a cigarra como para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.


Retirado do site: Eu sou criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário